RSS

Marca Páginas – Anjo Negro de Nelson Rodrigues

26 jun

Para estrear o Marca Páginas escolhi um livro do Nelson Rodrigues, em homenagem ao seu centenário. Vamos lá com o Anjo Negro.

Perturbador.

Eu poderia dizer apenas isso sobre essa obra e todos, eu disse TODOS, concordariam comigo. O livro Anjo Negro do nosso aclamado Nelson Rodrigues, que também é conhecido como anjo pornográfico, foi uma das primeiras obras, do cenário brasileiro, a colocar um negro como personagem principal, Nelson Rodrigues diz ter escrito o personagem Ismael para que seu amigo Abdias pudesse representá-lo, Abdias, segundo Rodrigues, era “o único negro do Brasil”.

A peça, que esteve sob censura durante dois anos, narra a história de Ismael, negro que renega a própria cor, e de sua mulher, Virgínia, branca filicida que não aceita a prole mestiça gerada, na relação com o marido. Tomada pelo desejo de ser mãe de um filho branco, Virgínia comete adultério com Elias, o irmão de criação branco e cego de Ismael. Desse breve envolvimento nasce uma criança, branca, para a felicidade da mãe. Mas o nascimento só causa novas tragédias.

Vale ressaltar que a cegueira de Elias não é natural, foi causada por Ismael ainda quando crianças. Com inveja da cor do irmão, Ismael troca os remédios de Elias, causando assim a perda de visão.

O nascimento de Ana Maria, filha de Virgínia e Elias, só traz mais tragédia à peça devido a um ato de Ismael, ele cega, com ácido, a então bebê Ana Maria, com objetivo de que a menina não faça as diferenciações de cores. A infância de Ana Maria não foi explorada no livro mas fica claro ao leitor que Ismael se apresenta a ela como o único branco do mundo, a menina, obviamente, acredita no ”pai”. O objetivo de Ismael é uma ”substituição” de Virgínia, porém a medida que as coisas vão acontecendo o casal percebe que não podem viver um sem o outro por estarem presos, pelo ódio à cor negra.

É obvio que não vou contar o final do livro para vocês e quero deixar claro que não contei muitos detalhes importantes para que vocês, quando lerem, tenham a mesma surpresa e emoções que eu tive lendo esse clássico, perturbador, brasileiro.

Anjo Negro é um livro que te deixa meio revoltado com os personagens isso porque eles não tem escrúpulos! Não recomendo esse livro para pessoas de estomago e mente fracos porque ele incomoda, e muito, só pra dar uma explicação do porque: esse livro tem estupro, assassinato e loucura. Isso só o que o autor deixa claro, se você for mais detalhista vai notar muitas outras sutilezas presentes na obra.
Eu gostei de Anjo Negro, mas o meu gosto, já falei pra vocês não é dos mais normais.

O legal do Anjo Negro é, na verdade, você tentar entender a loucura de Ismael e Virgínia, o que nós, humanos normais, achamos atos extremamente cruéis, Nelson Rodrigues nos apresenta como coisas feitas por amor e ao final da história você fica em dúvida quanto os seus sentimentos pelos protagonistas; se é ódio pelas atrocidades ou se é pena devido a loucura que acomete a ambos.

Quem já leu, comente, dê sua opinião sobre o livro; e quem ainda não leu vá até a biblioteca mais próxima e aventure-se!

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em junho 26, 2012 em Livros

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: