RSS

Pipoca com Manteiga – Escritores da Liberdade

28 jun

Em meio a greve das instituições federais do país, acho que, nada mais justo que por em pauta um filme que traz a história de como um professor pode mudar nossas vidas por meio da educação e de maior envolvimento com os alunos.

No filme, baseado em fatos reais, Escritores da Liberdade a professora de língua Inglesa e Literatura Erin Gruwell (Hilary Swank) se vê em maus lençóis quando tem de lidar com uma turma problema.

Alunos indisciplinados, revoltosos e que não dão a mínima para a educação passam a ser o desafio de Erin, que, por sua vez, o enfrenta. Devido a diferente situação Gruwell se vê obrigada a utilizar métodos distintos na educação dos jovens e, mesmo sem apoio da escola, reformula sua maneira de dar aula. A professora entrega a seus alunos um diário no qual eles deverão registrar o que acontece no dia a dia, incluindo conflitos familiares, ideias, músicas etc; ao longo da história Erin, também, indica uma série de livros, historicamente importantes, que demonstram a necessidade da tolerância, o primeiro livro indicado por ela no filme é “O Diário de Anne Frank”.

O filme é muito marcante e nos faz pensar no quanto um professor pode mudar nossas vidas e como a educação é importante para o aprimoramento do país como um todo, visto que é a única ferramenta capaz de abrir as mentes para diferentes ideias.

Escolhi esse filme devido ao atual contexto brasileiro, no qual as universidades e institutos federais estão em greve e o sistema de ensino da rede estadual começa a dar indicativos, devido a inércia do governo, que permanece parado frente as reivindicações dos professores, quais não são, nem um pouco, absurdas. Não acho que pedir melhores condições de trabalho e tempo para desenvolver suas pesquisas seja exagero, visto que um deputado, que é bem menos importante, convenhamos, ganha 30 vezes mais que os profissionais que constroem a massa pensante do país.

Retomando, Escritores da Liberdade, é um filme bem didático e com uma abordagem interessante visto que não foca apenas no quadro aluno – professor mas inclui, também, a história dos alunos, que são contadas através da leitura dos diários por Erin, com suas frustrações e problemas particulares. Indico o filme a qualquer um que tenha, assim como eu, uma veia, saliente, a indignação.

Espero que o filme os faça ou tenha feito perceber o quão importante é investir na educação e no aperfeiçoamento dos nossos professores e para aqueles que tem reclamado da greve que, se não vão ajudar, fiquem de boca fechada e entendam que os professores tem duas armas:

1 – Continuar sem condições e acabar, de vez, com a educação brasileira, fazendo o governo ter de retomar tudo do zero.

2 – Fazer greve reivindicando melhorias que afetarão a todos, inclusive os, bundões, papagaios de pirata da mídia que não param de reclamar e se dizem contrários a greve, não sabendo nem o objetivo da movimentação.

Apesar de ter indicado o filme e afins acho que não é novidade nenhuma a história de um professor mudando a vida de alguém, pelo menos, não deveria ser!

Se interessou e quer baixar o filme?

Escritores da Liberdade – dublado (Download)

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em junho 28, 2012 em Filmes

 

Tags: , , , , , ,

2 Respostas para “Pipoca com Manteiga – Escritores da Liberdade

  1. wellington (friend)

    junho 28, 2012 at 12:48 pm

    Filme lindo, mostra muito bem como os professores são importantes na vida das pessoas, e como muitas vezes eles não tem apoio do estado para exercer sua função da melhor forma.

     
  2. giovana

    junho 28, 2012 at 2:10 pm

    O filme é muito bom! Deveria ser assistido por quem senta atrás de escrivaninhas ganha milhões e inventa leis que não são cabíveis no chão da escola!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: