RSS

Pipoca com Manteiga – Mary e Max: Uma amizade diferente

11 out

Uma história de amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Dinkle, uma menina gordinha e solitária, de oito anos, que vive nos subúrbios de Melbourne, e Max Horovitz, um homem de 44 anos, obeso e judeu que vive com Síndrome de Asperger no caos de Nova York. Alcançando 20 anos e dois continentes, a amizade de Mary e Max sobrevive muito além dos altos e baixos da vida. Mary e Max é viagem que explora a amizade, o autismo, o alcoolismo, de onde vêm os bebês, a obesidade, a cleptomania, a diferença sexual, a confiança, diferenças religiosas e muito mais. “

 

Hoje eu resolvi escrever sobre esse filme porque ontem fiquei meio desapontada comigo mesma, hoje esta um dia chuvoso e frio aqui em Curitiba e a única coisa que eu queria, no momento, era um amigo pra me dar colo e uma lata de leite condensado (quem viu o filme vai entender).

O filme Mary e Max foi uma das animações mais lindinhas que eu já assisti. Ele é extremamente triste e depressivo mas ao mesmo tempo o filme é muito lindo.

Baseado em uma história real ele retrata a vida de uma menina e de um homem que se conhecem por cartas e se tornam melhores amigos.

A vida, principalmente de Mary, dá muitas revira voltas e a única pessoa com quem ela pode dividir isso é com seu “pen-friend” Max.

A animação é feita com cores muito pastéis e, o que poderia ser um ponto negativo é, na verdade, um dos elementos que contribuem para criar a atmosfera do filme são usados: marrom para o mundo de Mary e cinza no universo de Max mas, de vez em quando, surge uma cor ou outra ali no meio, como batons vermelhos etc. O formato do filme é outra coisa interessante de ser comentada, é tudo em terceira pessoa, ou seja, há um narrador. É muito pouco os diálogos entre os personagens, na verdade o primeiro aparece só lá pelos 27 minutos de filme.

Completamente feito em massinha Mary e Max representam o improvável. Convenhamos, quais as chances de você descobrir seu melhor amigo por uma lista telefônica, sendo que ele tem mais que o dobro de sua idade, você corresponder-se com ele, só por cartas, por umas duas décadas para, finalmente, se encontrarem e você ter uma das maiores provas de amor da sua vida??? Quase nenhuma e essa perspectiva é muito triste. Acho que as pessoas deveriam ser mais legais umas com as outras, nós perdemos muito não abrindo espaço para conhecer outras pessoas.

Mas voltando ao filme. Acho que Mary e Max é uma animação para adultos e só, acredito ser pesado demais para crianças, pois o filme trata de questões como alcoolismo, suicídio, autismo etc não sei, exatamente, o porque gosto tanto desse filme, acho ele incrível e nunca me canso se assisti-lo.

Mary e Max: uma amizade diferente é o tipo de filme para se assistir em um dia chuvoso, como esse que esta em Curitiba hoje; claro que para os mais emotivos tenha ao lado uma caixa de lenços de papel porque você irá precisar.

Há várias passagens do filme que eu adoro as mudanças que acontecem, as situações que aparecem e, principalmente, os personagens que, por mais que não pareçam, são extremamente complexos, mas, com absoluta certeza, a parte do filme que mais gosto é o final.

Achei de muito bom gosto e impecável, o final consegue transmitir todo o sentido do filme e é bastante emocionante.

Eu recomendo muito esse filme mas não me responsabilizo pela adequação dele aos seus gostos. Apesar de lindo o filme é triste e ainda que uma animação ele te emociona, as vezes, bem mais que qualquer outro tipo de filme por aí.

 

 
Deixe um comentário

Publicado por em outubro 11, 2012 em Filmes

 

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

 
