RSS

Pipoca com Manteiga – Scarface

18 out

Primeiramente, me perdoem pela demora de hoje.

Complicações surgiram, continuaram e estou estudando uma maneira de superá-las, por isso hoje eu demorei tanto para publicar aqui no Caracol.

Devido a demora eu vou falar de um filme que todos devem assistir, ao menos uma vez na vida: Scarface.

 

“Um criminoso cubano exilado (Al Pacino) vai para Miami e em pouco tempo está trabalhando para um chefão das drogas. Sua ascensão na quadrilha é meteórica, mas quando ele começa a sentir interesse na amante do chefe (Michelle Pfeiffer) este manda matá-lo. No entanto ele escapa do atentado, mata o mandante do crime, fica com a amante dele – mas simultaneamente sente desejos incestuosos por sua irmã (Mary Elizabeth Mastrantonio) – e assume o controle da quadrilha. Em pouco tempo ele ganha mais dinheiro do que jamais sonhou. No entanto ele está na mira dos agentes federais, que o pegam quando ele está “trocando” dinheiro. Mas seu problema pode ser resolvido se ele fizer um “serviço” em Nova York para um grande traficante e pessoas influentes, que podem manipular o poder para ajudá-lo. Porém, a missão toma um rumo inesperado quando, para concretizá-la, ele precisa matar crianças”.

 

Confesso que não foi, apenas, devido o meu atrasa que resolvi publicar sobre esse clássico do cinema. Indo para a faculdade, ouvi na rádio, que estão planejando fazer um “remake” de Scarface, eu até me animei com a notícia… seria muito interessante assistir um outro Scarface.

Este é um dos melhores filmes que eu já assisti, todo o drama de como um homem pode sucumbir aos seus próprios desejos gananciosos.

Com atuações extremamente marcantes e um dos slogans mais famosos da história, “The World is Yours”, Scarface conquistou milhões de fãs no mundo todo e continua arrebatando multidões.

É claro que, como todos os filmes, tem aqueles que odeiam e Scarface é o típico caso de “Ame ou Odeie” isso porque durante o longa há muitas cenas meio forçadas, figurino extremamente brega e falas que o adjetivo “machista” seria pouco. Eu já declarei aqui que adorei esse filme então não vou ficar defendendo ele, vocês de cansariam dos meus argumentos.

Há muitas pessoas que fazem uma análise mais profunda desse filme, falando do “sonho americano” e como, principalmente estrangeiros, podem ter suas expectativas frustradas quando se deparam com o gigante número de dificuldades impostos a eles. Você pode optar por fazer a análise detalhada e pensar em todas as coisas não ditas durante o longa ou pode apenas apreciar como um filme de entretenimento. Com certeza, você terá um trabalho bem maior se optar pela primeira opção maaaaas é também mais recompensador. Eu sou meio chata pra essas coisas, gosto de pensar sobre o que esta por trás da história e fazer uma análise mais profunda, pensando sobre como eles estão tentando me persuadir com essa ou aquela cena (acho que isso é um mal de quem estuda na área das ciências sociais, a gente sempre teima em achar chifre na cabeça de cavalo).

Por mais que você odeie filmes com muitos tiros, palavrões, insinuações sexuais e tudo eu recomendo Scarface por ser um ícone do cinema. Esse é um daqueles filmes que vale a pena assistir nem que seja pra dizer que não gostou porque um hora ou outra alguém sempre solta um “Say hello to my little friend!” e a melhor coisa que existe nesses casos é você entender a referência e saber responder.

Eu assisti a versão, de 1983, com o Al Pacino e a minha admiração por esse ator é gigante, acho que ele fez um dos papeis mais marcantes de sua carreira; uma obra de arte, sem dúvidas.

O meu último conselho para que vocês tenham um bom aproveitamento do filme é que assistam ele com o áudio original. A versão em português ficou muito mal feita, as falas ficaram artificiais e monótonas; por isso vale muito mais a pena assistir o filme com a versão de áudio original, em inglês.

 
Deixe um comentário

Publicado por em outubro 18, 2012 em Filmes

 

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

 
