RSS

Desventuras em Série, na Europa!

01 dez

Olá, pessoas lindas!

Sim, sim e sim… eu vim trazer mais notícias sobre o intercambio!
Geeente, vocês não imaginam o quão desesperada eu fiquei desde o último post, mas vão ter uma noção a partir de agora.

Vamos recapitular um pouquinho, no último post eu escrevi contando como fiquei sabendo do programa e algumas das minhas quebradas de cara até conseguir essa bolsa. Ok até aí tudo bem, eu estava extremamente feliz quando havia escrito o post mas aí começou a fase de espera pelas cartas originais, que pareciam não chegar nunca, eu fiquei muito nervosa e acho que incomodei meio mundo até as cartas chegarem, lindinhas, na véspera do feriado do dia 15 de novembro.

Não preciso nem falar que dia 19 de novembro eu estava lá na ARI para pegar a documentação da bolsa e demais documentos necessários para o consulado né?! No dia 20 de novembro eu fui atrás dos últimos documentos… do último, na verdade, a certidão de antecedentes carmariminais e foi aí que o negócio complicou. O site da polícia federal não dispõe de nenhuma informação sobre o tempo que leva para emitir a certidão e a última vez que precisei de uma ela ficou pronta em 15 minutos, fui eu bem faceira pegar a certidão e depois seguir para o consulado mas, eis que eu chego no posto da PF e eles me dizem que a certidão só ficaria pronta em alguns dias! Como assim, alguns dias??? Eu surtei! (quase inaugurei a minha ficha de antecedentes criminais hausha). Falei que era regime de emergência e que minha passagem já estava comprada e tals e o cara, ainda assim não liberou, disse que minha passagem estava longe demais e pior disse que até poderia encaixar como emergência mas que não faria aquilo. Fiquei puta, fui pro carro e comecei a chorar, achei que eu não iria mais viajar na data que eu queria e que teria que pagar R$5.000,00 a mais pela passagem em outra data.

Depois disso, fui atrás dos demais documentos, seguro saúde e tal, e depois fui trabalhar.

Mas retomando aos documentos… depois de ter todos eles em mãos e prontinhos para serem levados no consulado. Eu convenci uma de minhas irmãs a me acompanhar até lá, as 8h da manhã fui no cartório autenticar dois documentos que faltavam e as 10:00h eu estava em posse da senha número 17 do Vice-Consulado Português de Curitiba, aaaain que emoção!

Fui atendida por volta das 11:00h por uma mulher muito simpática chamada Orlanda. Ela pediu todos os documentos e dirigiu a minha entrevista para o visto de modo muito natural fazendo com que eu ficasse muito a vontade (mas conto a entrevista inteira em outro post). Ela disse, por fim, que iria enviar minha documentação para São Paulo e eles me retornariam um e-mail, em até 30 dias,Dont-Panic falando se o visto foi ou não autorizado. Para vir essa resposta não demorou nem uma semana. As 14:22h do dia 26 (segunda-feira) eu recebi um e-mail com umas letrinhas em Caps Lock azuis (que me lembrou O Guia do Mochileiro das Galáxias) dizendo a seguinte frase: seu pedido de visto foi AUTORIZADO.

Fiquei mega feliz, todo o medo que me negassem o visto me deixou como um sopro, foi muito reconfortante. No e-mail estava explicado o que eu tinha que fazer para receber o visto; bom, eu tive que levar meu passaporte, cópia do seguro saúde e um envelope sedex, com meus dados no espaço do destinatário, até o consulado de Curitiba, eles enviariam para São Paulo e eu receberia o passaporte em casa em, no máximo, 15 dias. Não precisou de 15 dias, mas de, apenas, quatro. Ontem lá por 12:40h o passaporte com o visto chegou aqui em casa. Meu porteiro interfonou me avisando. Agora, acabaram-se as minhas preocupações, é só embarcar!

Houveram muitos outros stress nesse meio tempo, passagem aérea com preço bom, alojamento, pegar assinaturas em mil lugares, reconhecer firma, autenticar, vários detalhezinhos chatos e estressantes mas que, agora, parecem meras vírgulas na história.

Já que vocês já estão a par de toda a situação da viagem e, uma vez, que agora esta tudo certinho e garantido vou dar mais detalhes dos meus planos.

viagem-de-avião5Eu embarco dia 27 de dezembro as 08:58h aqui no aeroporto Afonso Pena com destino a Frankfurt. Siiiim, isso mesmo gente, eu vou para a Alemanha (lol). Haha mas deixa eu me explicar… tem alguns amigos que estão fazendo intercambio por lá e quando souberam que eu estava indo para a Europa também, me convidaram para passar o ano novo com eles. Fiz as contas, se eu fosse em Janeiro, para Coimbra, eu iria gastar R$5.000,00 a mais na passagem então achei mais vantagem gastar isso para viajar com meus amigos por lá. Quanto a minha estadia na Alemanha eu não preciso me preocupar com muita coisa, na verdade minha única preocupação e conseguir me virar no aeroporto. Sair do meu portão e chegar até as estações de trem para encontrar o pessoal, mas isso dá-se um jeito. Já acharam lugar para eu dormir, onde iremos passar o ano novo e até estão bolando um roteiro de viagem. Já adianto para vocês que o ano novo será em Berlim depois disso eu já não sei hahaha.

Bom mas vocês devem estar se perguntando se eu to indo passear ou estudar. Os dois, na verdade, dia 10 de janeiro eu tenho voo marcado para Porto, para que eu chegue em Coimbra e faça meu check-in na universidade, as aulas, propriamente ditas, começam em fevereiro, mas nós calouros e intercambistas temos umas semaninhas antes ali para adaptação e recreação.

Claro que quando as aulas começarem eu não vou ter mais tanto tempo livre para sair viajar e conhecer os demais países da Europa mas, ainda assim, vou dar um jeito de conhecer o máximo de lugares que eu puder até porque um amigo meu, que já morou dois anos em Lisboa, me adiantou que as passagens lá são muito baratas e que é pra eu aproveitar enquanto sou jovem e tenho disposição para sair e conhecer coisas novas.

Eu estou bem feliz com todos os preparativos para a viagem, estou muito ansiosa para ir de uma vez, acho que será uma experiência muito interessante para a minha vida. Hoje a tarde estou saindo para comprar algumas roupas mais quentes para que eu não sofra tanto com o frio quando chegar lá e, bom, agora a gente entra na reta final (faltam 27 dias para eu embarcar) é nesse momento que começo a olhar para todas as peças no meu guarda-roupas com outros olhos e é, também, agora que começo a me despedir dos meus amigos e colegas.

No dia 15 é pra ter uma despedida geral da galera mas as aulas da UFPR amigoscontinuam até o dia 21 de dezembro, eu estarei em todas elas, para aproveitar as últimas semanas com meus amigos; pretendo deixar minhas roupas para a viagem todas organizadas até esse dia, isso porque dia 22 de dezembro, de manhã beeeem cedinho, eu e minhas irmãs voltamos para Bituruna, para passar o Natal com meus pais e parentes e, claro, me despedir de todos para que, no dia 26 de dezembro, também pela manhã a gente volte para Curitiba eu coloque tudo na mala, confira tudo, mais uma vez, e aí meus pais me levam no aeroporto no dia 27 e eu tomo meu rumo com destino ao Velho Mundo.

Para ser bem sincera, ainda não caiu a ficha que eu vou viajar, passar seis meses, completamente sozinha, longe de família, amigos, parentes e conhecidos, acho que só vou me tocar disso quando eu chegar lá. A viagem já bem próxima e eu ainda não me deixei perceber o que isso significa.

Eu estou bem contente com o que vem acontecendo, a respeito dessa viagem. Fiquei muito orgulhosa de mim mesma por ter conseguido a bolsa, por ter atingido uma das minhas metas mais antigas, por estar sendo independente no que diz respeito a correr atrás de documentos e resolver os problemas etc., mas acho que uma das coisas que tem me deixado mais feliz com essa viagem é perceber o quanto de pessoas torcem por mim e que estão felizes pelas minhas conquistas. Minha família tem me dado muito apoio e vários conselhos, é lógico, (até agora o conselho de: volte com um italiano/francês/alemão/espanhol/português/holandês é o mais ouvido, sendo que os italianos são os favoritos ao título; prometi que iria pensar no caso), eles teimam em fazer lista de presentes e eu sempre tenho que lembra-los que sou estudante (leia-se, pobre). Espero que esse Natal seja muito divertido, pela proximidade da viagem, quero aproveitar mais os momentos com eles para que daqui uns três meses, quando eu estiver lá, sozinha, eu não me arrependa por não ter dado um apertão a mais no meu primo mais novo ou provocado meu tio dizendo que a carne que ele faz estava sem sal. Alguns amigos, em especial, tem demonstrado tanta alegria e empolgação quanto eu. Eles se interessam por cada novidade e sempre me ouvem quando quero reclamar das dificuldades, descobri que tenho mais amigos do que imaginava e fiquei muito feliz com isso, sempre torço pela felicidade das pessoas que gosto e perceber que é recíproco é muito reconfortante. Éééééé acho que vou sentir falta desse povo.

Falando nessa galera, um dos meus amigos mais estimados, sugeriu um nome para a série de posts que irão compor minhas aventuras na Europa; como, tanto eu quanto ele, achamos um máximo a abertura do filmPassaporte_Brasileiro_Pronto_03e Desventuras em Série ele sugeriu que eu batizasse a categoria de: Desventuras em série na Europa, pelo grande carinho e respeito que nutro por ele esse ficou o nome da série, então, quando vocês quiserem ver todos os posts relacionados a viagem é só clicar na categoria. Por enquanto, temos duas postagens mas logo, logo surgirão outras e quando eu estiver por lá vou contar tudo para vocês através do Caracol.

Por hoje acho que é só. Vocês podem ir me ajudando a fazer uma check-list. Temos seguro saúde, passgens aéreas, residência, carta de aceite, carteira de vacinação e passaporte com visto. Se faltar alguma coisa, me lembrem!

Logo sai o post contando da entrevista para o visto!

Um beijo a todos e continuem mandando suas boas vibrações!

Anúncios
 

Tags: , , , , , , , , ,

2 Respostas para “Desventuras em Série, na Europa!

  1. anderson

    dezembro 3, 2012 at 11:39 am

    Parabens, boa sorte, é isso aiiiiiiiiii

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: