RSS

O Visto

07 dez

Olá, queridos homelesses, que prazer imenso em revê-los por aqui.

Como eu havia prometido esse post será sobre a entrevista do visto.

Acho que esse é um dos maiores medos de quem vai sair para morar fora do país, ter o visto negado. No meu caso eu quase entrei em pânico; estava com muito medo de ter o visto negado pelo consulado, pelo fato de eu ir passar alguns dias antes na Alemanha, ou seja, eu estaria viajando para um país diferente daquele que eu vou estudar.

Entretanto, ao contrário do que eu estava pensando, a entrevista foi bem tranquila. A moça, Orlanda, que já comentei no post anterior, foi muito simpática e me deixou bem a vontade, o que contribuiu para a facilidade do processo. Levei sorte, porque na cabine ao lado tinha uma outra mulher fazendo as entrevistas que era bem mais rude com as pessoas o que as deixava muito nervosas; eu ouvi alguns gaguejando e se perdendo quando iam explicar os motivos da viagem, não sei se alguém teve o visto negado mas para eles, com certeza, a entrevista para visto não foi a coisa mais fácil do processo.

Vamos à entrevista em si. A Orlanda pediu para que eu colocasse na mesa todos documentos os documentos que eu tinha juntado e fosse conferindo com ela.

Peguei o envelope e fui tirando e falando em voz alta; como eu já havia conferido tudo umas dez vezes sabia que estava tudo certinho então foi susse.

  • Passagem de ida e volta, para o período que irá durar o curso -OK
  • Seguro Saúde, para o período de estadia – OK
  • Passaporte – OK
  • Identidade – OK
  • CPF – OK
  • Antecedentes Criminais – OK
  • Carta de Aceite – OK
  • Comprovante de Alojamento – OK
  • Comprovante de Renda – OK
  • Formulário de Pedido de Visto – OK
  • Carta de intenções – OK
  • Cópia de Tudo – OK

Acho que foram esses os documentos que tinha que entregar (talvez eu tenha esquecido um ou outro mas deu pra sacar que eram vários né). Bom, a Orlanda foi conferindo um por um, depois que ela viu que estava tudo certo começou o interrogatório.

– Você vai com bolsa? Mais alguém vai te ajudar lá?

Sim, vou com bolsa da UFPR mas meus pais me darão um auxilio no período que estiver fora. 

– Conhece alguém em Portugal? Tem parentes?interrogando a la galleta

Não, não conheço ninguém e nem possuo parentes

Porque escolheu Portugal para estudar?

O programa, para intercambistas, da Universidade de Coimbra, é um dos melhores em Portugal e até da Europa, além disso as disciplinas e demais aspectos da universidade irão contribuir muito para o meu crescimento acadêmico e pessoal. Por tais motivos preferi Coimbra a qualquer outra cidade e/ou país. (Como eu tive que fazer a Carta de Intenções a resposta estava na ponta da língua)

Se encontrar emprego, vai ficar em Portugal?

Não, a UFPR exige o retorno dos alunos para concluir o curso aqui. Só assim podemos nos formar.

 Pretende viajar para outros países, além de Portugal?

Sim, uma vez que os países são próximos pretendo aproveitar, o tempo livre, para conhecer outras cidades de Portugal e outros países, integrantes do espaço Schengen. (Na boa gente, aqui não adianta mentir, dizendo que não, eles sabem que você vai ir para outros lugares, então admita, mas com bom senso).

Você terá como se manter nesses outros países?

Sim, meus pais me darão auxilio, além disso, como são países próximos, posso fazer viagens curtas, voltando para Coimbra no mesmo dia.

Para quando esta marcada sua viagem?

Dia 27 de dezembro.

E volta?

Dia 10 de julho.

O que você pretende fazer em Portugal, além de estudar na Universidade?

Quero aproveitar essa oportunidade para aprimorar meus conhecimentos acadêmicos mas também para perceber as similaridades entre a cultura portuguesa e brasileira, fazer amigos, conhecer lugares e pessoas novas e aprender a me virar sozinha, em um lugar desconhecido; quero fazer desta uma experiência valiosa para mim em todos os aspectos. (Falei bonito né gente, fiquei orgulhosa de mim hsuahsa)
UEDepois disso a Orlanda abriu um sorriso solidário para mim e disse: Tudo bem Thaisa, seu pedido será encaminhado para São Paulo e lá eles irão definir se seu visto será , ou não, autorizado. Mas não se preocupe, pelo que eu ouvi aqui não há motivo algum para seu visto ser negado; seus documentos estão todos corretos então pode ficar tranquila. Você receberá, em cerca de 30 dias, um e-mail informando a situação de seu visto e qual o procedimento a ser tomado depois disso. Tudo bem? Alguma dúvida?

Respondi que não tinha mais nenhuma dúvida, me despedi e fui embora, fiquei super nervosa achando que o visto seria negado e tal (nóia) mas em cinco dias recebi o e-mail informando que tinha sido autorizado, segui as instruções do e-mail, que era levar um envelope sedex, com meu nome no destinatário, o passaporte e uma cópia do seguro saúde no consulado, e agora já estou com meu passaporte com o visto, todo bonitinho colado na primeira página, só esperando a data da viagem.

Para mim, felizmente, a entrevista para o visto não foi nem um pouco traumática pessoa-aliviadamas sei que tem muita gente que sofre nesse momento, não vou ficar dando conselhos porque, né…quem sou eu pra dar conselhos, a única coisa que dá pra dizer é: não minta e tenha todas as respostas prontas, respostas diretas , de preferência. Fiquei sabendo que muita gente não precisou passar por essa entrevista que eu passei. Mas de todo modo é bom ir preparado, vai que a pessoa tá com o humor mais ou menos e resolve fazer a entrevista? Além disso, é obrigação você saber o que quer fazer no país que vai visitar e saber todos os dados que ela pediu na entrevista, certo?!

Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas que dá um friozinho na barriga, aaah isso dá!

Obs.: qualquer dúvida, comentem, mandem e-mail, facebook, twitter, sinal de fumaça, qualquer coisa estamos aí. Um beijo, agradeço as visitas e até o próximo post!

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

 
