RSS

Marca Páginas – O Hobbit de J.R.R. Tolkien

18 dez

hobbit

Já que é o assunto da semana vamos falar sobre O Hobbit!

“Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.”

Sinceramente, acho que não é necessário vocês lerem o post de hoje, eu explico o porque. É porque, esta claro que eu vou ficar babando ovo né. Então pare por aqui e vá fazer um bolo.

Ok, você ainda não parou… tudo bem, darei uma segunda chance, vamos lá… quem sabe um pudim?

Como a vossa senhoria é persistente hein! Beleza, quer ler o que eu tenho pra falar de O Hobbit, então vamos lá.

O Hobbit é incrível, simplesmente. É uma leitura muito ágil e gostosa cheia de aventuras na Terra-Média e laços de amizade sendo formados, comidas diferentes, sair da zona de conforto, tudo aquilo que esperamos de uma boa viagem entre amigos, certo? Com a diferença de não enfrentamos orcs, trolls ou tendo que negociar com ursos e águias pelo caminho e infelizmente não nos encontramos com elfos.

Publicado originalmente em 21 de setembro de 1937 O Hobbit é um livro infantil. Siiim, queridos homelesses O Hobbit não foi pensado para adultos e sim para crianças, por isso a agilidade na leitura, mas, na boa, quem se importa com isso? O livro é muito bom e pode ser lido em qualquer idade, que não perde a magia.

Muitos aqui já devem ter lido O Senhor dos Anéis, muitos acharam chato (hereges) por ser muito descritivo, uma leitura pesada e as vezes até massante; para as pessoas que não gostaram de ler O Senhor dos Anéis mas se recusam a falar mal de Tolkien eu sugiro que dê uma lida em O Hobbit, isso porque o andamento da história de Bilbo é muito mais rápida e emocionante que a saga do anel com o Frodo. Aliás, o Bilbo é muito mais interessante e divertido que o Frodo, pelo menos na minha opinião.

Enquanto eu lia O Hobbit eu só fiquei meio de cara com uma coisa, e não tinha nada a ver com o livro, é só minha memória falha, o nome dos anões. É muito anão para lembrar o nome e são todos muito parecidos, mas isso é o de menos, você pode sempre voltar uma ou dias páginas e lembrar quem é quem.

Acho que todo mundo tem uma parte preferida em cada livro. Em O Hobbit uma das partes que achei mais interessantes foi quando Gandalf pediu hospedagem para todo mundo. Eu me diverti com a astúcia dele, em mandar a galera ir aparecendo aos poucos para não assustar o anfitrião; outra parte muito legal é o jogo de adivinhas entre Bilbo e Smeagol… teve umas que eu não adivinharia.

O primeiro livro que eu li de Tolkien foi O Senhor dos Anéis mas acredito que, se você ainda não leu nada dele e quer começar… e gostar mesmo, acho que deve começar a leitura por O Hobbit, depois Senhor dos Anéis, mas faça o que fizer não comece por O Silmarillion, você vai desistir nas primeiras páginas, se não tiver uma tradição anterior com Tolkien, mas porque eu recomendo iniciar por O Hobbit, é porque dessa forma você já vai conhecer os personagens, as ‘raças’ da Terra-Média e costumes já estarão mais claros na sua cabeça e você vai saber da onde o Um Anel surgiu e como foi parar nas mãos de um Bolseiro. O Hobbit é o início de tudo, por isso sugiro que comece a leitura por ele, além de ser super leve.

Muita gente, tem dito que três filme de O Hobbit é desperdício, só pra arrecadar dinheiro, a maioria das pessoas que fala isso não leu o livro. Eu acho que três filmes não é nenhum desperdício porque no livro, por mais que ele seja fino, acontece muita coisa, em duas páginas a história dá múltiplas reviravoltas por isso três filmes não é nem um pouco de exagero.

Se você não leu, corre que ainda da tempo de pedir de presente de Natal e com a certeza que será um dos melhores, senão o melhor, presente que você vai ganhar nesse 25 de dezembro!

 
Deixe um comentário

Publicado por em dezembro 18, 2012 em Livros, Uncategorized

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

 
